Sopros Cardíacos  




Sopros cardíacos "inocentes"

Sopros cardíacos inocentes são sons produzidos pelo sangue que circula pelas câmaras e válvulas do coração ou pelos vasos sanguíneos próximos ao coração. Sopros inocentes são comuns em crianças e são inofensivos. Esses sopros cardíacos também são chamados de sopros “normais” ou “fisiológicos”.

Sopros cardíacos inocentes são tão comuns que a maioria das crianças provavelmente terá um em algum momento. Sopros inocentes podem desaparecer e reaparecer. Quando a frequência cardíaca de uma criança muda, como durante excitação ou medo, esses murmúrios inocentes podem se tornar mais altos ou mais suaves. Isso ainda não sinaliza que o sopro é motivo de preocupação.

Se o seu médico ouvir um sopro ao ouvir o coração do seu filho, ele poderá recomendar exames adicionais, como um eletrocardiograma  (ECG) ou ecocardiograma  (eco). Isto é para confirmar que o murmúrio é inocente. A menos que o teste indique o contrário, nenhuma etapa adicional é necessária.

Com um sopro cardíaco inocente, seu filho não precisará de medicação e não terá problemas cardíacos ou doenças cardíacas. Você não precisará restringir as atividades ou a dieta do seu filho. Eles podem levar uma vida ativa e saudável!

A maioria dos sopros inocentes desaparece quando a criança atinge a idade adulta, mas em alguns adultos o sopro permanece por toda a vida. 


Leia mais sobre murmúrios inocentes .


Outras causas

Sopros cardíacos não inocentes (ou anormais) são frequentemente causados por válvulas cardíacas defeituosas. Por exemplo, uma válvula cardíaca estenótica  tem uma abertura menor que o normal e não pode abrir completamente. Ou uma válvula também pode ser incapaz de fechar completamente. Isso leva à regurgitação , que é o vazamento de sangue para trás pela válvula quando ela deveria ser fechada.

Certos defeitos congênitos  e outras condições, como gravidez, febre, anemia ou tireotoxicose (uma condição causada por uma glândula tireoide hiperativa) também podem causar sopros.

Um sopro que ocorre quando o músculo cardíaco relaxa entre os batimentos é chamado de sopro diastólico. Um sopro sistólico ocorre quando o músculo cardíaco se contrai.

Os sopros sistólicos são graduados por intensidade (volume) de 1 a 6. Um grau 1 é fraco, ouvido apenas com um esforço especial. É mais suave do que os sons cardíacos normais. Um grau 6 é extremamente alto e pode ser ouvido sem contato entre o estetoscópio e o tórax.


Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta