Diabetes  




 

Como o diabetes se desenvolve

Quando o sistema digestivo decompõe os alimentos, o nível de açúcar no sangue aumenta. As células do corpo absorvem o açúcar (glicose) da corrente sanguínea e o utilizam para obter energia. As células fazem isso usando um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas, um órgão próximo ao estômago.

Quando seu corpo não produz insulina suficiente e / ou não usa com eficiência a insulina que produz, os níveis de açúcar aumentam na corrente sanguínea. Como resultado:

  1. Imediatamente, as células do corpo podem ficar sem energia.
  2. Com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue podem causar danos aos olhos, rins, nervos ou coração.

Tipos de diabetes


Diabetes tipo 1

Este tipo de diabetes também é conhecido como diabetes insulino-dependente. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina ou outros medicamentos diariamente. Isso compensa a insulina não sendo produzida pelo corpo.

O diabetes tipo 1 era conhecido anteriormente como diabetes juvenil porque geralmente é diagnosticado em crianças e adultos jovens. No entanto, essa condição crônica que dura a vida toda pode atacar em qualquer idade. Pessoas com histórico familiar de diabetes tipo 1 têm maior risco de desenvolvê-lo.


- Clique nos termos destacados para maiores informações:


Riscos à saúde para diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 se desenvolve quando o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células do pâncreas que produzem insulina.

Uma vez que essas células são destruídas, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, então a glicose permanece no sangue. Quando há muita glicose no sangue, especialmente por períodos prolongados, os sistemas de órgãos do corpo sofrem danos a longo prazo.

Saiba mais sobre as consequências  do diabetes para a saúde e como tratá-lo.


Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. O diabetes tipo 2 tem sido historicamente diagnosticado principalmente em adultos. Mas adolescentes e jovens adultos estão desenvolvendo diabetes tipo 2 em uma taxa alarmante devido à história familiar e maiores taxas de obesidade e inatividade física - fatores de risco para diabetes tipo 2.

Este tipo de diabetes pode ocorrer quando:

  • O corpo desenvolve “resistência à insulina” e não consegue usar com eficiência a insulina que produz.
  • O pâncreas perde gradualmente sua capacidade de produzir insulina.

Na forma branda, esse tipo de diabetes pode permanecer sem diagnóstico por muitos anos. Isso é motivo de preocupação, pois o diabetes não tratado pode levar a muitos problemas médicos graves,  incluindo doenças cardiovasculares.

O diabetes tipo 2 pode ser retardado ou controlado com dieta e exercícios .

Com exceção do diabetes gestacional, diabetes que ocorre pela primeira vez durante a gravidez, uma vez que um corpo se torna diabético, a dieta e o controle da saúde serão um processo para toda a vida.

Se você foi diagnosticado com diabetes, é importante seguir as recomendações do seu profissional de saúde e tomar todos os medicamentos conforme indicado. Também é importante se comprometer a fazer mudanças na dieta e no estilo de vida saudáveis que podem ajudar a controlar sua condição e retardar sua progressão. 

Saiba mais sobre os fatores de risco  e o que você pode fazer para ter uma vida mais longa e saudável.


Precursores do diabetes


Resistência a insulina

A resistência à insulina ocorre quando o corpo produz insulina, mas não consegue usá-la com eficiência. Isso significa que a glicose se acumula na corrente sanguínea em vez de ser usada pelas células.

Para reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue, as células produtoras de insulina do pâncreas liberam cada vez mais insulina para tentar manter os níveis de açúcar no sangue normais. Gradualmente, essas células deixam de atender às necessidades de insulina do corpo. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue começam a subir.

Quando uma pessoa em jejum tem muita glicose no sangue (hiperglicemia) ou muita insulina no sangue (hiperinsulinemia), ela pode ter resistência à insulina.


Riscos para a saúde da resistência à insulina

Pessoas com resistência à insulina têm maior risco de desenvolver pré-diabetes, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Pessoas com resistência à insulina são mais propensas a ter uma história de obesidade e inatividade física. Também é provável que tenham outros fatores de risco cardiovascular, como colesterol LDL (mau) em excesso, colesterol HDL (bom) insuficiente, triglicerídeos altos e pressão alta. É por isso que é importante estar ciente dos fatores de risco do diabetes e tomar medidas para prevenir o diabetes.

Pré-diabetes

Pré-diabetes significa que o corpo está tendo problemas para baixar o açúcar no sangue para níveis saudáveis, mas ainda não atingiu o nível de diabetes tipo 2.

Se o seu médico lhe disse que tem pré-diabetes, você pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 melhorando sua dieta, aumentando sua atividade física e perdendo peso se estiver acima do peso.

Saiba mais sobre pré- diabetes.


- Veja também:  Links com artigos úteis para pacientes com diabetes tipo 2.



 
 
Baixe o dicionário de termos em diabetes: DicionarioDiabetes.pdf
 


Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta